Qual a Regra de Ouro do RPG?
top of page
  • Foto do escritorLeo Ridire

Qual a Regra de Ouro do RPG?


Regra de ouro dos jogos de RPG de mesa

A Regra de Ouro do RPG é algo muito útil de se aplicar para ajudar o desenvolvimento narrativo e a imersão da campanha, mas ela deve ser manejada com cuidado. A primeira coisa que os jogadores devem ter em mente é que a última palavra sobre a aplicação desta regra é do narrador, pois ele é quem conhece toda a história que está sendo criada e deve ser quem conhece o sistema bem o suficiente para determinar quando aplicar ou deixar de aplicar regras do manual.

Inclusive, certa vez, eu desbalcei todo um sistema ao fazer uma pequena e inocente alteração de regra. Classes inteiras simplesmente não funcionavam mais, enquanto outras se tornaram absurdamente apelonas! Então, tenha cuidado com o que se mexe no sistema e tenha certeza de que sabe o que está fazendo!

Mas respondendo a pergunta do post "Qual é a Regra de Ouro do RPG?", Bom, essa regra vem do conceito que uma partida de RPG deve ser mais divertida do que técnica, podendo o narrador alterar, ignorar ou até mesmo improvisar regras quando achar necessário para o bom andamento da história ou então para adequar aquele sistema ao tipo de campanha que ele quer narrar.

Em uma mesa com vários jogadores é sempre preferível manter a fluidez narrativa da história que está sendo contada do que uma precisão milimétrica das regras (não se ofendam, jogadores de Gurps Advanced...). Entretanto, acredito que todos concordamos que "pausar" a história para consultar o manual a cada cinco minutos acaba estragando a imersão necessária ao jogo.

Por isso, recomenda-se extremo cuidado na hora de mexer no jogo, porém, muitas vezes isso pode se fazer necessário para o bom andamento da campanha. Então, não tenha medo de mexer no que for necessário!


10 visualizações0 comentário
bottom of page